segunda-feira, 12 de setembro de 2011

I Conferência Livre de Políticas Públicas Nacionais da Juventude desperta interesse em alunos


A Escola Estadual Leme do Prado realizou na última sexta-feira (9) em Ladário, a “I Conferência Livre de Políticas Públicas Nacionais da Juventude”. A mesa de autoridades do evento foi composta pela professora Elizabeth da Silva (diretora), Antonio Torres Souza (diretor adjunto), professora Nair Alves de Carvalho (representante da Secretaria Municipal de Educação de Ladário), Ana Paula da Silva (Superintendente de Articulação de Políticas Públicas para Mulher do município de Ladário), Dirceu Alves (Diretor da UNEI de Corumbá - Unidade Pantanal) e pelos professores Erivelton de Almeida Miranda, Marinete Alves de Carvalho Arruda e Tânia Renina da Costa Miguel (coordenadores do evento).

A Conferência também contou com a participação de alunos do 3° ano do ensino médio da Escola Estadual 2 de Setembro.

Após o Hino Nacional, a professora Cornélia Lurdes de Tomicha Mello fez abertura dos trabalhos explicando quem é o jovem no Brasil. A educadora também apresentou os eixos temáticos da Conferência: direito a diversidade e a vida segura; e juventude e segurança.

Na sequência, o diretor da Unidade Educacional de Internação (UNEI) de Corumbá e o chefe de disciplina, José Domingos ministraram a palestra Juventude e Segurança. Durante explanação dos agentes sócios educadores, os alunos fizeram várias perguntas, entre elas a mudança da maioridade penal de 18 para 16 anos. “Como cidadão sou favorável a redução da maioridade penal, mas como agente sócio educador sou contra, pois esses jovens infratores são apenas vítimas do sistema”, disse Dirceu.

O diretor da UNEI ainda explicou aos alunos que os ilícitos praticados pelos adolescentes são considerados como atos infracionais e não como crimes. Ele também fez questão de enfatizar que no abrigo de crianças a medida utiliza é a protetiva, já na UNEI é a socioeducativa.

Em seguida, os alunos assistiram o documentário “Juízo” de 2007, dirigido e produzido por Maria Augusta Ramos.

A palestra e o documentário serviram para que os alunos colocassem no papel medidas aditivas, substitutivas ou supressivas para elaboração de novas políticas públicas direcionadas à melhoria de vida e direito a segurança pública, que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional.

Fotos

Clique AQUI e confira a galeria de fotos do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário